quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Via: Jorge de Castro - Agulhinha da Gávea



4 comentários:

  1. Regra de segurança de montanhismo:
    SEMPRE escalar de capacete...

    Cade o capacete???????

    ResponderExcluir
  2. Caro " anônimo" ,
    cada escalador conhece seu nível de segurança, não vou usar capacete em uma via de 2º grau que já solei algumas vezes, se você usa capacete em escalaminhada o problema é seu.

    Abraço Ronaldo Pereira.

    ResponderExcluir
  3. então Ronaldo... não quero vir no blog dos outros e ficar fazendo algum tipo de critica... e concordo com vc... o bom do montanhismo é isso mesmo... temos a completa liberdade para com nossas decisões no ambiente de montanha... ate de não usar capacete em vias fáceis ou mesmo difícil se assim desejar... eu mesmo já fiz isso!!! porem como bons “guias” devemos sempre prezar a segurança dos “participantes”... e sua participante estava sem capacete tb... e vc sabe q sempre há a possibilidade de alguma agarra quebrar ou alguma laca soltar ou mosquetões caírem ou atem mesmo uma garrafa de água... quem sabe??? eu tb não uso capacetes em “escalaminhadas” qnt menos em uma caminhada... e daí vc vê q eu estou errado como vc pois se deve usar capacete ate mesmo numa simples aproximação da pedra onde outros escaladores já se encontrem escalando, vide Babilônia na Urca onde andamos rente a face do morro com o perigo eminente de algo cair sobre nossas cabeças!!!
    Peço q me desculpe mais essa não poderia passar batida... “solar” é para quem realmente necessita disso... não sei se me expressei direito... e tb não sou contra a prática do “solo”... mais deixa isso pra quem é montanhista “de elite”... para quem realmente necessita disso para dar um UP no psicológico... pro Tartari, pro Portela e Cia ltda... acredito não ser o seu caso!!!
    No mais desculpe mais uma vez...
    Boas escalada... sempre!!!
    Fernando

    ResponderExcluir